terça-feira, 27 de maio de 2008

Gestão do Conhecimento, desafio para as organizações

"...no contexto organizacional, você pode gerenciar pessoas, mas não o que elas pensam..."

A Gestão do Conhecimento é um grande desafio para as organizações atuais. Identificar, mapear, criar, gerenciar e transferir conhecimento dentro de uma empresa são tarefas que exigem a aplicação de técnicas de gerenciamento e suporte tecnológico.
Trata-se de um conceito que as organizações estão encarando como um grande diferencial competitivo, de redução de custos de treinamentos e que necessita de um trabalho de implantação muito rigoroso, pois ao criar, gerenciar e transferir conhecimento dentro de uma empresa, muitos paradigmas devem ser quebrados e culturas devem ser mudadas. Valores como cultura, comportamento, processos tecnológicos e de trabalho são analisados e mapeados para que uma ferramenta tecnológica possa contribuir e ser o principal meio de propagação do conhecimento, disseminando e compartilhando conhecimento nos diversos níveis da empresa.
Nesse contexto a Gestão do Conhecimento passa a ser um diferencial
competitivo para as empresas que a utilizam e sua implantação está sempre acompanhada de recursos tecnológicos, levam-se em conta os valores e as crenças empresariais sobre conhecimento tácito, cultura, comportamentos, processos de trabalho e também tecnologia.


Este material é parte integrante da monografia de conclusão de curso do colega Francisco Orsi, que gentilemente disponibilizou o material para publicação.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

"Reunite Crônica" uma doença que tem cura ...


Você sabia que as reuniões evoluíram ? Como tudo, as reuniões evoluíram, mas infelizmente a maioria das pessoas ainda não perceberam isso.
Antigamente as reuniões eram imprescindíveis, pois era uma maneira eficiente de comunicar a todos um acontecimento, ação ou uma tomada de decisões, porém com o advento da tecnologia muitas reuniões deixaram de ser necessárias.

Vou expressar neste post a minha indignação com as, “REUNIÕES”, é absurdo o número de reuniões que acontecem nas empresas, o pior é que a grande maioria delas são INÚTEIS o que eu chamo de "Reunite Crônica".
Reunião é algo da ordem da chatice. Algumas ferem brutalmente a inteligência dos trabalhadores. Em algumas circunstâncias, é necessário ser corajoso para questionar: é mesmo necessário uma reunião?
Algumas instituições vêem na reunião uma forma de mostrar serviço, alguns departamentos fazem reuniões todos os dias, na minha opinião isso representa a péssima gestão da área, algo como a relação dos políticos em assembléias intermináveis de lavagem de roupa suja.
Quando é necessário discutir sobre um assunto ou problema, o primeiro reflexo é organizar uma reunião. Esta é uma solução habitual. Nós todos temos experiência de reuniões inúteis, mal preparadas, que o resultado de uma reunião é de apenas agendar a data de uma nova reunião inútil.
Coordenadores, gerentes e diretores deveriam incluir, entre suas qualificações, métodos de gestão de informação e de gerenciamento de reuniões. O encontro presencial entre as pessoas de uma empresa é uma das opções de comunicação. Não é a única.
Não é necessário obrigar um grupo de pessoas a se encontrar a cada nova idéia surgida. Reuniões se prestam, basicamente, a informar ou a decidir. Se o caso não for um desses, não serão necessárias. Se for informar sobre assuntos que podem ser divulgados por outros meios, use o meio menos dispendioso, e-mails, intranet, painéis informativos ou até mesmo a famosa RPRádio Peão”. A RP é a maneira mais rápida de comunicação já inventada pelo homem.
Se a decisão for importante, as pessoas devem ser esclarecidas e de preferência, chegar a reunião prontas para participar, sabendo o assunto que será tratado. Para isso é necessário que junto com a convocação recebam um escopo prévio do assunto a ser discutido, quais são os participantes e o tempo de duração da reunião. Durante a reunião o responsável deve estar atento em manter o foco, tempo previsto, atingir o objetivo proposto e nunca esquecer de documentar a reunião através de uma ata que deve ser enviada a todos.

Se a empresa sofre de "Reunite Crônica", comece a tratar antes que seja tarde demais ...