domingo, 27 de abril de 2008
Pensamentos Desconexos ...
O que levou vc a ler este post, não tinha nada mais útil para fazer, é meu amigo .... ou simplemente quer chegar ao fim para saber como termino esse devaneio..... então let´s go !
Dentre tantos pensamentos que tenho, às vezes me deparo com aqueles que me concentro por alguns instantes e percebo que tem fundamento, uma certa lógica ...então a maneira que encontrei de começar a organizar meus pensamentos .... foi escrever ....compilar tudo num blog, para depois de algum tempo reler e tentar acreditar que um dia eu pensei sobre aquilo.
Depois que está escrito .....é uma evidência de que um dia eu pensei sobre o assunto, claro que não vou conseguir colocar todos os meus delírios no blog....nem devo ....heheheh....me enternariam no hospital psiquiátrico mais próximo .....mas escrever alguns deles já ajuda a traçar meu perfil, que não é nada fácil de entender....às vezes nem eu mesmo me entendo !
......Minha vida é assim ....complexa e simples ao mesmo tempo ....como a sua, já parou para pensar sobre isso ...ou vc é uma daquelas pessoas que não pensa ?
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Gestão da Segurança da Informação
Este é um alerta de segurança !
Segurança da Informação é uma área que está em evidência no mercado e as empresas estão cada vez mais buscando garantir a segurança de suas informações. A globalização e a rapidez com que as empresas precisam se comunicar fazem com que o volume de informações geradas seja cada vez maior e mais estratégico, tornando a informação um valioso ativo para a empresa.
As empresas buscam cada vez mais diferenciais competitivos no mercado e podem em muitos casos encontrar esse diferencial justamente na Segurança das Informações.
A Gestão da Segurança da Informação oferece para a empresa inúmeras vantagens e melhorias, mas estas vantagens são na grande maioria relacionada ao nível de gerenciamento que a empresa tem sobre seus funcionários. A Segurança da Informação não possibilita lucros diretos, no entanto evita que a empresa venha a sofrer prejuízos que podem ser imensuráveis.
Afinal o que as empresas devem fazer para proteger suas informações?
Que informações são essas?
O que significa segurança da informação?
Obtenha essas e outras respostas lendo o material completo sobre a Gestão da Segurança da Informação, monografia escrita e disponibilizada pelos colegas Fabio Santos, Alex de Oliveira, Sabrina Dal Lacqua.
Clique qui para ler o material
domingo, 13 de abril de 2008
O futuro de hoje não é mais como era antigamente
“Vá até o futuro, dê uma espiada nele e volte com algumas novidades” Peter Drucker
No ambiente corporativo não existe bola de cristal, existe sim uma série de variáveis e constantes que fazem com que um ambiente aparentemente estável, perca sua estabilidade em um curto espaço de tempo. Não é freqüente os administradores olharem para o futuro e não se encontrarem lá, isso porque não possuímos total domínio do futuro, alguns dizem, “o futuro é incerto” outros “o futuro a Deus pertence”, no meio de tanta incerteza, a maioria dos administradores se contentam em tocar o dia-a-dia sem pensar no contexto global do amanhã. È possível que está seja a causa morte da maioria das empresas que simplesmente somem do mercado.
Viver o hoje é uma obrigação, pensar no amanhã é uma arte que poucos dominam. Para prever o futuro no mundo dos negócios não existe uma regra métrica infalível, o que temos são metas claras e específicas de quando e onde queremos que a empresa esteja no futuro, e para alcançar as metas pré-estabelecidas são necessários planos que conduzem ao futuro esperado e obviamente muito know how administrativo para trilhar rotina diária sem perder o foco.
O ponto mais importante para a definição da meta. Meta não é sonho. “Um sonho é apenas um sonho. Um sonho com planos e prazos determinados é uma meta”.
Saber a hora de mudar de plano é imprescindível para o alcance das metas, não se pode ficar olhando a ilha no horizonte e deixar o barco afundar, planos são meios para atingir as metas, portanto mude-os quantas vezes for necessário, mas alcance as metas.
Vá até o futuro, dê uma espiada nele e volte com algumas novidades. Dessa maneira você traz para o presente inovação, inteligência e conseqüentemente competitividade para sua empresa.
terça-feira, 8 de abril de 2008
Quanto Tempo Dura a Sustentabilidade Empresarial ?
Já há algum tempo, os gestores de diversas organizações, sejam elas industriais, comerciais, de produtos ou de serviços, e até mesmos dos órgãos públicos, vem buscando fontes de vantagens competitivas, ou seja, estratégias para se posicionar à frente dos concorrentes. As fontes de vantagens competitivas podem variar muito, não existe um modelo exato que seja um padrão para a cura de todos os males. As vantagens competitivas podem ser baseadas em alguns fatores, como por exemplo, nos clientes, nos custos (internos e externos), na diferenciação do negócio (exclusividade e/ou novidade), em monopólios, entre outros. Porém, o que se busca na verdade, é uma fonte de vantagem competitiva sustentável, pois ela só terá valor enquanto durar, e se faz necessário que dure o máximo possível ao longo do tempo. Diante disso as fontes de vantagem competitiva e vantagem competitiva sustentável diferem quanto aos critérios de diferenciação, raridade, difícil imitação e geração de valor ao cliente, segundo a RBT (Resource-Based Theory) (Teoria Baseada em Recursos).
Seguindo esta linha de raciocínio, a sustentabilidade empresarial calca-se num tríplice pilar, estratégia econômica-financeira, mercadológica e tecnológica, o qual fundamenta a eficiente perpetuidade de uma determinada atividade que deve ser buscada e garantida, por meio do equilibrado inter-relacionamento entre estes três pontos de sustentação, que serão a base para geração de valores a
longo prazo.
Os requisitos empresariais de sustentabilidade se colocam como verdadeiras pré-condições, para que a formatação do negócio possa inserir-se numa política estratégica consolidada, evidenciando a presença e observância de valores autênticos, que constituam respaldo e premissa indispensável, para a correta gestão das atividades da empresa.
Garantir um futuro sustentável não é tarefa fácil, as empresas precisam ser pró-ativas traçando estratégias de negócio de médio longo prazo, ou se arriscam a serem engolidas por um ambiente empresarial reativo e altamente adverso.
Todos os dias, negócios de qualquer tamanho, enfrentam diversos riscos diretos e indiretos que podem impactar sua viabilidade futura. Estes riscos precisam ser administrados se a empresa quiser continuar suas atividades com lucro. De certa forma a sustentabilidade é constantemente ameaçada, o que pode se tornar insustentável em um curto espaço de tempo.
Nota: Este material é parte integrante da minha monografia da graduação, para acessar o material completo clique aqui.