“Vá até o futuro, dê uma espiada nele e volte com algumas novidades” Peter Drucker
No ambiente corporativo não existe bola de cristal, existe sim uma série de variáveis e constantes que fazem com que um ambiente aparentemente estável, perca sua estabilidade em um curto espaço de tempo. Não é freqüente os administradores olharem para o futuro e não se encontrarem lá, isso porque não possuímos total domínio do futuro, alguns dizem, “o futuro é incerto” outros “o futuro a Deus pertence”, no meio de tanta incerteza, a maioria dos administradores se contentam em tocar o dia-a-dia sem pensar no contexto global do amanhã. È possível que está seja a causa morte da maioria das empresas que simplesmente somem do mercado.
Viver o hoje é uma obrigação, pensar no amanhã é uma arte que poucos dominam. Para prever o futuro no mundo dos negócios não existe uma regra métrica infalível, o que temos são metas claras e específicas de quando e onde queremos que a empresa esteja no futuro, e para alcançar as metas pré-estabelecidas são necessários planos que conduzem ao futuro esperado e obviamente muito know how administrativo para trilhar rotina diária sem perder o foco.
O ponto mais importante para a definição da meta. Meta não é sonho. “Um sonho é apenas um sonho. Um sonho com planos e prazos determinados é uma meta”.
Saber a hora de mudar de plano é imprescindível para o alcance das metas, não se pode ficar olhando a ilha no horizonte e deixar o barco afundar, planos são meios para atingir as metas, portanto mude-os quantas vezes for necessário, mas alcance as metas.
Vá até o futuro, dê uma espiada nele e volte com algumas novidades. Dessa maneira você traz para o presente inovação, inteligência e conseqüentemente competitividade para sua empresa.
Um comentário:
Olá, parabéns pela matéria, gostei do conteúdo ejá assinei seu blog.
Abraços,
André Ramos - Botucatu-SP
Postar um comentário