segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Imprensa Robotizada - Jornalistas Substituídos por Máquinas

"Fique tranquilo esse texto foi produzido por humano !"
Esse aviso deveria constar em todos os textos de jornais e na web nos posts, matérias, notícias etc

A moda agora nos jornais e canais de notícias na web é robotizar as matérias, gerar conteúdo de forma automática sem a intervenção humana, reduzindo assim custos com a equipe de jornalismo e editores. Enquanto um bom jornalista produz apenas uma matéria, o seu novo concorrente chamado de “Robot Journalism” produz algumas milhares de matérias com muitas variáveis da mesma e de muitas formas. Isso é uma concorrência desleal !

Os  Robots “Robot Journalism” são softwares capazes de escrever artigos jornalísticos com rapidez e talvez até com mais exatidão que o ser humano.  O fato é que os Robots não tem o mesmo tato pessoal do jornalista e isso muitas vezes geram matérias um tanto desconexas com a realidade dos fatos. Há tempos venho percebendo em diversos canais de notícias, matérias pela metade, mal elaboradas que  só tem o intuito de atrair o leitor através da manchete, ganhando assim milhares de visualizações e cliques, porém com pouca ou nenhuma informação relevante. Mas isso tende a evoluir e melhorar muito, estamos apenas no início da era dos Big Data.

Percebo que a forma de monetização [anúncios] nesses canais muitas vezes são mais importantes que a notícia, então o foco é atrair o internauta para o conteúdo com chamadas bem elaboradas com o assunto do momento, mas com informações aos pedaços e sem muito conteúdo informativo. Geralmente com a maior parte do contexto copiado de outra matéria do mesmo assunto, trocando apenas algumas partes ou inserindo um novo parágrafo e sempre com várias opções de links atraentes para assuntos relacionados, implorando assim por mais visualizações e cliques do internauta. Esse é o jogo dos Robôs, gerar muito conteúdo com alto índice de visualizações.

Acredito que automatização de conteúdo seja uma boa evolução tecnológica, um caminho sem volta, onde nesse contexto jornalistas e profissionais da área devem se reinventar e produzir conteúdos com opiniões e interpretações dos fatos de forma original e mais cativante ao leitor, se diferenciando dos conteúdos automatizados, ousando mais da criatividade pessoal e intelectual.

Nenhum comentário: