quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Eco Life Style

Eco Life Style

Todos nós já pensamos e por vezes tentamos mudar o nosso "Life Style", em revistas de saúde e beleza tudo parece muito fácil com receitas "infalíveis", dietas milagrosas, dicas de famosos, perda de peso, gurus, instrutores pessoais, e cada vez mais médicos e outros profissionais de saúde falam sobre a melhoria da qualidade de vida, mudança de hábitos enfim, mas na prática isso não é tão fácil assim e nem sempre nos conduz a uma vida mais saudável, sendo na maioria das vezes boas estratégias de marketing para vender produtos ao consumidor visando apenas o lucro, não se importando com o real conteúdo da caixinha receitada.

A visão holística do mundo praticada por nossos antepassados ​​contrasta com a visão antropocêntrica que nós, os modernos, tendem a manter. Em muitas culturas tradicionais os seres humanos são parte integrante do meio ambiente, e não seres supremos e egocêntricos que destroem seu habitat natural.

Na cultura Maori, o conceito de tutela e proteção do meio ambiente, é a compreensão inata que os seres humanos são uma parte do mundo natural. Na Sociedade Ancestral de Saúde da Nova Zelândia, acreditam-se que essa visão de mundo é mais realista, mais sustentável e mais humana.

Seguindo essa cultura onde o conceito é chamado "Saúde da Terra, Saúde do Povo". Pensam que a a saúde individual e a saúde da nação, está intrinsecamente ligada à da terra e ao ecosistema em torno de nós. A sociedade moderna está se distanciando cada vez mais dos princípios básicos da natureza e do equilíbrio ecológico.

Nos dias atuais o indivíduo toma um suco industrializado que pela embalagem se diz "Detox" e acha que está cuidando de sua saúde, tem milhares de "contatos" nas redes sociais e acredita que tem "amigos", passa horas na academia levantando peso e pensa que está em dia com seu corpo. O ser humano é parte integrante da natureza, portanto deve se conectar mais com ela para se aproximar de uma vida mais saudável com equilíbrio, ver o nascer e por do sol, apreciar paisagens, ouvir pássaros e se ambientar no contexto natural, ter momentos de reflexão junto ao meio ambiente, praticar atividades ao ar livre, produzir e consumir alimentos e tudo mais que nos direcione ao natural.

Estreitar nosso elo com o meio ambiente e estar na natureza não é um luxo, mas uma necessidade que permite que nossa fisiologia funcione melhor, com a mente aberta e disposição para sair da zona de conforto.

terça-feira, 21 de julho de 2015

A Arte de Correr Riscos

A Arte de Correr Riscos
Me lembro quando era criança, vivia com os cotovelos e joelhos todos ralados, as unhas dos dedões dos pés eram alvos de topadas que doíam pra caramba, andar descalço, jogar bola, pisar em espinhos, prego ou cacos de vidros, correr atrás  de borboletas, pegar vaga-lumes e colocar no vidro, fazer todo tipo de traquinagem era minha especialidade, não tinha tempo pra ver TV ou jogar vídeo game pois a minha agenda era lotada de arte e diversão, metido a inventor e a tentar consertar tudo [mais quebrava que consertava], ainda bem que naquela época não existia internet e celular, então meu mundo era um paralelo entre a diversão e a adrenalina de correr da cinta da minha mãe. Sempre fui motivado pelos desafios e pela busca constante de evolução, nunca gostei de comodismo. Ainda carrego comigo algumas cicatrizes das traquinagens que aprontei e quando olho para elas me recordo de como era ousado e destemido. Cada cicatriz conta uma história as vezes boa, as vezes dolorida, mas na época cada machucado era como troféu, passava o tal merthiolate aquele bem vermelho e fazia questão de mostrar aos colegas.

Quando nos tornamos adultos a carga de responsabilidades que adquirimos nos faz pensar, planejar antes de tomar uma atitude, pois sabemos das consequências das ações. Isso nos leva a ser mais cautelosos, responsáveis e automaticamente medrosos de forma instintiva. Deixamos de ser crianças e passamos a encarar os desafios de forma diferente e acabamos perdendo pelo caminho a essência da felicidade de ser criança e correr riscos, falar o que vem na cabeça sem medo de ser reprendido, ousar andar ou empinar a bicicleta, dar risada das coisas mais inocentes da vida e ter uns parafusos a menos.

Crescer é inevitável, sendo a ordem natural dos seres vivos, mas com isso passamos a analisar mais os riscos. Então a grande maioria das pessoas caem no comodismo por medo de correr riscos e ousar, tornando a vida chata e monótona. Alguns parafusos a menos nos levam a perceber que a vida, acima de tudo, é uma aposta. Quando falamos em arriscar – seja para aprender a andar de bicicleta ou largar aquele emprego chato – invariavelmente pensamos nas chances de algo dar certo ou não. E, dentro da margem de erro, é fácil apostar que os nossos sonhos são improváveis e que as coisas vão dar errado. Por isso o ser humano adulto tende a seguir o caminho mais seguro e correr menos riscos, mas nem sempre esse é o caminho da tão sonhada felicidade.

Não existe uma receita pronta para ser feliz. E a vida também não permite atalhos. Cada jornada é única: cabe a nós ter coragem para trilhar o nosso caminho e não aquele cheio de tijolos amarelos, que nos apontam rumo à estabilidade financeira, prestígio social, ternos e gravatas. Porque se a gente não pegar para viver os nossos sonhos, vai acabar vivendo o dos outros. E aí, o único risco que corremos é o de passar nossa jornada decepcionados por não termos conseguido nos encaixar nas expectativas que nos foram propostas. “Quantas vezes não nos encontramos com uma pessoa que tem uma situação de vida considerada ideal, um bom emprego, uma família como manda o figurino, uma situação financeira estável e está insatisfeita, deprimida, infeliz?”.  É um equívoco acreditar que existe um ideal comum que devemos perseguir. Toda vez que damos um passo, todo o nosso mundo sai do lugar. Talvez, por isso, seja tão difícil dar o pontapé inicial nessa coisa de ser feliz. 

A grande briga é interna,  porque, quando a gente se arrisca, também se questiona se o que está fazendo é loucura. Mas passa. É só pensar: se não der certo, a gente começa de novo. Eu sei, estou sendo otimista com essa coisa de correr riscos e também entendo que, às vezes, quando a gente se joga pode dar com a cara na parede. Eu prefiro arriscar do que me arrepender de não ter tentado, e você ?

"...
Rir é correr risco de parecer tolo.
Chorar é correr o risco de parecer sentimental.
Estender a mão é correr o risco de se envolver.
Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu.
Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas.
Amar é correr o risco de não ser correspondido.
Viver é correr o risco de morrer.
Confiar é correr o risco de se decepcionar.
Tentar é correr o risco de fracassar.
Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada.
Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não têm nada e não são nada.
Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas elas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam, não vivem.
Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade.
Somente a pessoa que corre riscos é livre !
..."

Baseado em: Vida Simples

terça-feira, 2 de junho de 2015

Fórmula Mágica: 15 Maneiras de Viver, e Não Apenas Existir

Fórmula Mágica: 15 Maneiras de Viver, e Não Apenas Existir


"A verdadeira função do homem é viver, não existir

Muitas vezes nós viajamos através da vida no piloto automático, indo através das emoções, aceitando as coisas como são, vivendo todos os dias como o anterior.
Aqui estão 15 sugestões simples para aqueles que querem se libertar do comodismo e viver mais intensamente sua vida - para experimentá-la e apreciá-la ao máximo, em vez de se contentar com uma simples existência.

1. Apreciar as grandes pessoas e coisas em sua vida
Às vezes a gente não percebe as coisas que os outros fazem por nós até que parem de fazê-las. Não seja assim. Seja grato pelo que você tem, quem te ama, e quem cuida de você. Você nunca vai saber o quanto eles significam para você até o dia em que não estiver mais ao seu lado. Realmente aprecie aqueles que o rodeiam, e em breve você vai encontrar muitos outros ao seu redor. Aprecie verdadeiramente a vida, e você vai descobrir que tem mais do que precisa para viver.

2. Ignorar a negatividade de outras pessoas
Se você permitir que as pessoas façam mais retiradas do que depósitos em sua vida, você estará fora de equilíbrio com o universo. Saber ignorar comentários prejudiciais. Ninguém tem o direito de julgá-lo. Eles podem ter ouvido suas histórias, mas não sentiram o que você passou. Você não tem controle sobre o que os outros dizem, mas você tem controle de não permitir-lhes dizer coisas negativas para você. Você pode negar suas palavras venenosas de invadir seu coração e mente.

3. Perdoe aqueles que o magoaram
Você pode perdoar as pessoas, mas isso não significa que deve confiar nelas. Simplesmente não tenha tempo para odiar as pessoas que te ferem, ocupe-se amando as pessoas que te amam. O primeiro a se desculpar é o mais bravo. O primeiro a perdoar é o mais forte. O primeiro a se mover para a frente é o mais feliz. Seja corajoso. Seja forte. Seja feliz. Seja livre.

4. Seja quem você realmente é
Se você tiver sorte o suficiente para ter algo que te faz diferente de todo mundo, não mude. Exclusividade é impagável. Neste mundo louco que está tentando fazer você igual a todo mundo, encontrar a coragem para continuar sendo diferente, é impressionante. E quando eles riem de você por ser diferente, ria de volta para eles por serem iguais uns aos outros. É preciso muita coragem para ser único, mas vale a pena. Sendo VOCÊ vale a pena!

5. Escolha a ouvir a sua voz interior
A vida é uma viagem geralmente curta. Não podemos tornar quem nós queremos ser, se continuamos a fazer exatamente o que sempre fizemos. Escolha ouvir sua voz interior, e não as opiniões confusas de todos os outros. Faça o que seu coração acha que é certo para você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você. E não deixe de apreciar a vida todos os dias. Momentos bons são geradores de felicidade, os ruins de experiência, e os piores momentos lhe dará as melhores lições.

6. Encare as mudanças e desfrute a vida como ela se desenrola
A parte mais difícil do crescimento humano é deixar ir o que você estava acostumado, e seguir em frente com novas situações. Às vezes você tem que parar de se preocupar, pensar, e duvidar, e acreditar que as coisas vão evoluir para melhor. Rir da confusão, viver conscientemente no momento, e desfrutar de sua vida como ela se desenrola. Você pode não acabar exatamente onde você pretendia ir, mas eventualmente você vai chegar precisamente onde você deve estar.

7. Escolha suas relações com sabedoriaAs melhores relações não são apenas  os bons momentos que compartilhamos, mas também são os obstáculos que atravessamos juntos, e no final você ainda diz "eu te amo". E amar alguém não é apenas dizer “eu te amo” todos os dias, é necessário demonstrar o amor em suas diversas formas, em todos os sentidos. Relacionamentos devem ser escolhidos com cuidado. Não se apresse atrás do amor. Espere até que você realmente encontre-o. Não deixe que a solidão te leve de volta para os braços de alguém que não te merece. Apaixone-se quando você estiver pronto, não quando você está sozinho. Vale a pena esperar o amor para viver toda sua intensidade de forma verdadeira e única.

8. Reconhecer aqueles que você ama
As pessoas mais memoráveis ​​da sua vida serão aquelas que te amam quando você não é muito amável. Preste atenção ao que essas pessoas são em sua vida, e ame-os de volta, mesmo quando eles não estão agindo de forma adorável.

9. Ame a si mesmo
Se você pode amar as crianças, apesar da bagunça e trabalho que elas dão; sua mãe, apesar da implicância dela com seu jeito de ser; seu pai, com o jeitão teimoso dele; seu irmão, que vive sempre atrasado; seu amigo, mesmo que muitas vezes esquece de devolver o que emprestou de você, então você sabe como é amar pessoas imperfeitas, e pode amar a si mesmo.

10. Tenha atitudes que possa se orgulhar no futuroO que você faz todos os dias é mais importante do que o que você faz de vez em quando. O que você faz hoje é importante pois você está trocando um dia de sua vida por isso. Certifique-se de que vale a pena.

11. Seja grato por todos os problemas que você não tem
Há duas maneiras de ser rico: Um é ter tudo que você quer, a outra é estar satisfeito com o que você tem. Aceitar e apreciar o agora, e você vai encontrar mais felicidade em cada momento que você vive. A felicidade vem quando parar de reclamar sobre os problemas que temos e oferecer agradecimentos para todos os problemas que nós não temos. E lembre-se, você tem que lutar por alguns dias ruins para ganhar os melhores dias de sua vida.

12. Reserve tempo para se divertirÀs vezes você precisa dar alguns passos para trás para ver o todo claramente. Nunca deixe que sua vida se torne tão cheia de trabalho, sua mente se torne tão cheia de preocupação, ou seu coração se torne tão cheio com velhas mágoas ou raiva, que não sobrará espaço para se divertir e viver a vida com alegria.

13. Aprecie as pequenas coisas da vidaAs melhores coisas da vida são gratuitas. Há alegria absoluta e admiração nos momentos mais simples. Assistindo o pôr do sol ao longo do horizonte, ver o sol nascer ou passar o tempo com um membro da família. Aprecie as coisas simples, porque um dia você pode olhar para trás e descobrir que eram as coisas grandes.

14. Guarde o passado em suas lembranças e viva o presenteNão deixe o passado roubar o seu presente e futuro. Você pode não se orgulhar de todas as coisas que você fez no passado, mas tudo bem. O passado não é hoje. O passado não pode ser mudado, esquecido, ou apagado. Ele só pode ser aceito. Todos nós cometemos erros, lutamos, e até mesmo fizemos algo que nos arrependemos. Mas você não é seus erros, você não é suas lutas, e você está aqui agora com o poder de moldar o seu dia e seu futuro.


15. Deixe ir quando não lhe pertencer maisNem sempre é possível consertar algo que está quebrado. Alguns relacionamentos e situações não duram para sempre. Se você tentar forçar o caminho juntos, as coisas só vão piorar. Às vezes trata-se de começar de novo e criar algo melhor. Força não é só a capacidade de persistir, mas a capacidade de começar de novo com um sorriso em seu rosto e paixão em seu coração.

Texto baseado e adaptado de: Quarks to Quasars

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Brasileiro: Pode Viajar para 66 países SEM VISTO

Brasileiro: Pode Viajar para 66 países SEM VISTO


Essa informação nos coloca cada vez mais no real caminho da globalização, em Março/2015 o Brasil firmou com a Geórgia um acordo bilateral para liberar a entrada de turistas de ambos os países sem a necessidade do visto. Com esse acordo, nós brasileiros passamos a ter entrada sem visto em 66 países.

Confira a lista dos países que não exigem visto de brasileiros, segundo o Itamaraty:

África do Sul - Alemanha - Andorra - Antilhas Francesas - Argentina - Áustria

Bahamas - Barbados - Bélgica - Bolívia - Bósnia Guiana - Bulgária

Chile - Colômbia - Coréia do Sul - Costa Rica - Croácia

Dinamarca - Equador - Eslováquia - Eslovênia - Espanha

Filipinas - Finlândia - França

Geórgia - Grécia - Guatemala

Honduras - Holanda - Hong Kong - Hungria - Irlanda - Islândia - Israel - Itália

Liechtenstein - Luxemburgo

Malásia - Marrocos - México - Mônaco

Namíbia - Noruega - Nova Zelândia

Panamá - Paraguai - Peru - Polônia - Portugal

Reino Unido - República Tcheca - Romênia - Rússia

San Marino - Sérvia - Suécia - Suíça - Suriname

Tailândia - Trinidad e Tobago - Tunísia - Turquia

Ucrânia - Uruguai

Vaticano - Venezuela

Dica: Mesmo sem a exigência de visto, o porte do passaporte é obrigatório, exceto nos países do Mercosul, onde brasileiros podem entrar apenas com documento de identidade. A não exigência de visto também não significa burocracia zero. Alguns países podem exigir a apresentação de certas garantias, como confirmação de hospedagem, passagem de volta e comprovante de que possui dinheiro suficiente para se sustentar no país durante a permanência.

Lembre-se: A não exigência de visto é válida para viajantes com previsão de estada temporária (geralmente, o prazo para permanência sem visto é de três meses, mas isso varia de país a país). Entradas para estudo, trabalho ou residência definitiva exigem vistos específicos.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Experiências: Você Vive ou Acumula ?


Experiências: Você Vive ou Acumula ?

Viva antes do show acabar, a cortina fechar e do adeus do palco do mundo, as experiências de vida são o maior bem que você já conseguiu acumular em sua existência. Podem lhe roubar tudo, mas não as suas experiências vividas e registradas em sua memória. Costumo sempre afirmar que a felicidade  é baseada nas experiências que vivemos.

Sempre temos a ideia da felicidade atrelada ao dinheiro, isso não é verdade absoluta. Experiências tem mais relevância do que objetos. Pense, quando estamos interagindo com as pessoas compartilhamos ideias baseadas em nossas experiências e não no que compramos, falamos de viagens, lugares, coisas que conhecemos, enfim ... Mas raramente falamos que temos na cozinha um microondas de última geração. Objetos nos dão a ilusão da felicidade momentânea, sempre ficamos empolgados nos primeiros dias e logo se torna algo normal dentro do nosso contexto.

Experiências compartilhadas nos conectam mais com os outros do que compartilhar o ato de consumo, consumir a mesma coisa. Provavelmente nos sentimos mais ligados a alguém com quem tiramos férias numa praia do que com alguém que por acaso também comprou uma TV Xpto ou um microondas igual ao seu.

As pessoas se tornam mais interessantes quando tem conteúdo de vida, ideias, e uma história cheia de experiências. As experiências se tornam parte de nossa identidade, somos a soma de todas as nossas experiências, a formação do nosso ser é baseada naquilo que vivemos.

Penso que é mais importante viver experiências do que acumular coisas na vida. Experiências se tornam parte das histórias que contamos uns aos outros, por isso viva sua história e faça valer a pena.

"O único modo de evitar erros é adquirindo experiência, mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros."

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias dos outros, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Dica: Seja o Líder que Escuta Mais do que Fala



Sua política é tão velha quanto seus discursos que não levam a nada, exceto pelos aplausos disparados primeiro pelos famosos 'puxa-saco' em seguidas os demais aplaudem pra não ficar chato. É assim que vejo o contexto de diversos 'Líderes' e que no fundo não estão nenhum pouco afim de mudar, pois a situação pode ser cômoda para o momento. Mas quando a situação muda ou seja 'a água bate na bunda', a coisa começa a ficar diferente e precisa melhorar seu comportamento como líder.

Seguem duas valiosas premissas de um dos maiores líderes do mundo, Nelson Mandela.

Primeira: "Lidere, mas fique na retaguarda. Deixe que os outros acreditem que estão dominando". E o próprio Mandela explica: "Um tocador de gado conduz a manada de trás. O papel de um líder não é dizer aos outros o que devem ou não fazer, mas buscar e formar um consenso". Em reuniões, Mandela deixava que todas as pessoas falassem. Só então abria a boca para resumir calmamente todas as ideias apresentadas e, de modo sutil, apresentava seu ponto de vista em relação ao tema e o caminho que gostaria de ver trilhado. E ele completa: "Convença as pessoas a agir, mas faça-as acreditar que a ideia foi delas".

A segunda premissa da Liderança de Mandela é: "Tenha seus amigos por perto. E seus rivais mais perto ainda". Mandela costumava ligar para alguns de seus desafetos para desejar feliz aniversário a eles. Seu raciocínio? "Os rivais são menos perigosos dentro de seu círculo de influência do que soltos no mundo". Dos amigos, ele exigia lealdade, mas não de forma obsessiva. A razão: "As pessoas são movidas por seus próprios interesses".


"Tudo é considerado impossível, até acontecer ...!" Nelson Mandela


Fonte de base: Profissão Atitude

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Quem foi que disse que: Ninguém é Insubstituível ?


É comum ouvirmos as pessoas dizerem "Ninguém é Insubstituível". Deixo aqui registrado a minha humilde opinião de que NÃO CONCORDO COM ISSO !

Tente imaginar o mundo sem alguns talentos insubstituíveis como:  Beethoven, Tom Jobim, Ayrton Senna, Ghandi, Frank Sinatra, Dorival Caymmi, Garrincha, Michael Phelps, Santos Dumont, Monteiro Lobato, Faria Lima, Elvis Presley, Os Beatles, Jorge Amado, Paul Newman, Tiger Woods, Albert Einstein, Picasso, Sócrates, Gisele Bundchen e milhares de outras pessoas incríveis que fizeram/fazem a história do mundo de forma diferente.

Empresas buscam talentos no mercado o tempo todo, mas é incrível a forma 'quadrada' que buscam profissionais com grandes curriculuns e respeitável formação em universidades importantes e ainda querem que o profissional tenha 200 anos de experiência na função. Empresas que agem dessa forma tendem a não valorizar adequadamente o talento humano que já tem, é o famoso termo 'Santo de Casa Não faz Milagre'.

Quando é substimado o valor e o talento do ser humano, perde-se  o vital do sucesso, imagine você como um líder de equipe do departamento de pesquisa e desenvolvimento de uma multinacional de tecnologia e recebe em seu quadro de funcionários uma pessoa que sempre teve notas baixas na escola, tímido e tem uma cara 'de louco' com suas vestimentas e cabelo nada convencional, então sua reação natural é encostar ele numa função qualquer até que tenha a oportunidade de dispensa-lo, pois é, nesse caso poderíamos estar falando de Albert Einsten e você perdeu a oportunidade ímpar de extrair o talento do gênio que mudaria a história da humanidade. Lembre-se que a maioria dos grandes talentos do mundo não eram perfeitos e nada convencionais para tal feito,  Beethoven era surdo, Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranoico, Einstem teve notas baixas na escola, Garrincha tinha  as pernas tortas ...

É possível sim trocar pessoas numa determinada função, porém a pessoa em sí é insubstituível, afinal somos seres únicos e não existe um ser exatamente igual a outro, cada qual com suas características, defeitos, qualidades e personalidade. Quando substituímos um funcionário para o cargo, sabemos que a nova pessoa é diferente da anterior e portanto devemos esperar resultados diferentes, sejam eles melhores ou piores, o importante é saber extrair o que cada um tem de melhor e valorizar o talento do individuo.

Uma historinha que retrata o contexto. Seu João estava na função de porteiro há mais de 10 anos, sorridente e com sua simpatia e presteza encantava as pessoas no dia-a-dia, quando Seu João aposentou-se, contrataram o Roberto, uma pessoa mais jovem, um tanto rude em  suas palavras fazia o básico de sua função e no mais ficava prestando atenção em seu 'bendito' celular com mil redes sociais. Os moradores do prédio logo disseram que sentiam falta do Seu João pq a pessoa dele era insubstituível, enquanto a função de porteiro podia ser exercida por qualquer um.

domingo, 19 de abril de 2015

Onde Você "Gasta" Seu Tempo de Vida ?


Em minhas andanças e questionamentos sobre a vida e nossa breve existência nesse mundo, resolvi entender onde gastamos o nosso tempo de vida e se existe alguma forma de 'otimizar' o tempo e tornar a vida mais interessante.

É simplesmente tentador descobrir onde nós seres humanos gastamos grande parte de nossas vidas, então vamos ver o que dizem os especialistas. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Chicago/EUA, uma pessoa que atingir 78 anos em media terá passado nove anos assistindo televisão, quatro anos dirigindo, 92 dias no banheiro e 48 dias fazendo sexo. Mas nada supera o sono: a pessoa terá levado quase 25 anos de sua vida dormindo.

Esses dados nos faz pensar se realmente estamos usando o tempo a nosso favor, já que o tempo é uma constante, não para e não volta. Saber que o tempo que você esta gastando para ler esse post é um pedacinho da sua vida que está sendo usado para compor seu conhecimento. Sendo que o mesmo tempo poderia ser gasto fazendo qualquer outra coisa, inclusive assistindo TV, dormindo etc.

Pensar que a ação 'Dormir' nos consome quase 1/3 de nossas vidas, é assustador, porém extremamente necessário. O ser humano não vive sem dormir, "A vontade de dormir é tão forte que ela chega a superar a vontade de comer", a função do sono é basicamente zerar nosso organismo, recompor energias para recomeçar um novo dia. Se você dormiu pouco ou não dormiu durante a noite passada, seus reflexos estarão afetados e seu organismo desbalanceado.

Veja a dica de como dar boot no cérebro quando você não dorme:  Como dar Boot no Cérebro

Otimizar o tempo de nossa vida para torná-la mais interessante é um desafio, saber que aquele segundo vivido é único e não volta mais, então fica a dica: reorganize e valorize seu tempo, faça valer a pena cada minuto vivido, seja intenso em suas experiências e busque sempre realizar ações que te faça se sentir vivo e feliz, ame !

quarta-feira, 18 de março de 2015

Vamos Tomar o Poder e Quem Vai Assumir a Bronca ?

"Quanto mais perto você olhar, menos você vai ver" ... isso é assustador se você levar ao pé da letra, mas observe a essência do conteúdo como um todo e vai descobrir que tudo não passa de um truque para desviar sua atenção do assunto principal.

Isso mesmo, um truque de mentes ligeiramente mais espertas ! É o que eu chamo de manipulação de massa, enquanto a massa se desespera com um fato novo alarmante de um assunto criado para provocar a ilusão da mente [ísca], acaba deixando de lado assuntos mais complexos e de maior dimensão, que ao longo do tempo se esquecem, pois o povo brasileiro tem memória curta.

Enquanto estão preocupados [manipulados] com a possível derrubada da personagem atual, cuja "heroína" foi reeleita recentemente pela massa, não enxergam o tamanho do abismo causado por mais de uma década de ilusão, esses mesmos manipuladores da massa continuarão no poder, como um câncer que se espalhou e tomou o controle da situação.

A questão não é tomar o poder, e sim quem vai ficar no poder. Quando tento imaginar um nome, apenas um nome para assumir o controle, me decepciono com as personalidades patéticas com índole duvidosa que estão esperando chegar a sua vez de "mudar a situação atual" ou simplesmente se afogar em meio a tantas possibilidades de corrupção desse país sem punição.


São tantos fatos relevantes acontecendo no país neste início de 2015, realmente fica difícil saber o que é consequentemente real e o que é manipulação. Mas a questão é simples, não chegue tão perto, afaste-se alguns anos, olhe para o todo e entenderá o contexto atual. "Os Cães Ladram mas a Caravana Não Pára ..." !

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Imprensa Robotizada - Jornalistas Substituídos por Máquinas

"Fique tranquilo esse texto foi produzido por humano !"
Esse aviso deveria constar em todos os textos de jornais e na web nos posts, matérias, notícias etc

A moda agora nos jornais e canais de notícias na web é robotizar as matérias, gerar conteúdo de forma automática sem a intervenção humana, reduzindo assim custos com a equipe de jornalismo e editores. Enquanto um bom jornalista produz apenas uma matéria, o seu novo concorrente chamado de “Robot Journalism” produz algumas milhares de matérias com muitas variáveis da mesma e de muitas formas. Isso é uma concorrência desleal !

Os  Robots “Robot Journalism” são softwares capazes de escrever artigos jornalísticos com rapidez e talvez até com mais exatidão que o ser humano.  O fato é que os Robots não tem o mesmo tato pessoal do jornalista e isso muitas vezes geram matérias um tanto desconexas com a realidade dos fatos. Há tempos venho percebendo em diversos canais de notícias, matérias pela metade, mal elaboradas que  só tem o intuito de atrair o leitor através da manchete, ganhando assim milhares de visualizações e cliques, porém com pouca ou nenhuma informação relevante. Mas isso tende a evoluir e melhorar muito, estamos apenas no início da era dos Big Data.

Percebo que a forma de monetização [anúncios] nesses canais muitas vezes são mais importantes que a notícia, então o foco é atrair o internauta para o conteúdo com chamadas bem elaboradas com o assunto do momento, mas com informações aos pedaços e sem muito conteúdo informativo. Geralmente com a maior parte do contexto copiado de outra matéria do mesmo assunto, trocando apenas algumas partes ou inserindo um novo parágrafo e sempre com várias opções de links atraentes para assuntos relacionados, implorando assim por mais visualizações e cliques do internauta. Esse é o jogo dos Robôs, gerar muito conteúdo com alto índice de visualizações.

Acredito que automatização de conteúdo seja uma boa evolução tecnológica, um caminho sem volta, onde nesse contexto jornalistas e profissionais da área devem se reinventar e produzir conteúdos com opiniões e interpretações dos fatos de forma original e mais cativante ao leitor, se diferenciando dos conteúdos automatizados, ousando mais da criatividade pessoal e intelectual.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Educação, Isso Muda Tudo !

Quando o assunto é educação no Brasil, nos vem logo a ideia de um programa político onde prometem priorizar a educação. A partir desse ponto deixemos as promessas de lado e falemos sobre a realidade de hoje (2015), onde as notas do ENEM (realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2014) nos mostram um cenário complexo e defasado na educação de um país "Emergente".

O Ministério da Educação divulgou o balanço final da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a pasta, prestaram o exame 6.193.565 candidatos (71% do total de 8.721.946 inscritos). Entre os alunos participantes, 529.374 obtiveram nota zero na redação da prova (8,5% dos candidatos). Deste número, foram anuladas 248.471 redações. O MEC informou ainda que 250 candidatos tiveram nota mil na redação, número máximo possível. Além disso, pouco mais de 35 mil alunos obtiveram notas entre 901 e 999.

Diante desse cenário podemos concluir que a população brasileira tem "educação básica ruim", o modelo de educação adotado no país nos leva a obter resultados insatisfatórios, ou simplesmente ficar estagnados numa nota extremamente baixa (nunca conseguimos alcançar a média 4,0 sobre 10,0 do Ideb) para uma nação que sonha em ser "o país do futuro". Mas agora temos um novo slogan adotado pela presidente Dilma Rousseff em seu segundo mandato, o de que o Brasil será uma  'Pátria Educadora'.

Os índices IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês) vem nos últimos anos apontando resultados baixos na educação do país. Mostrando de forma clara ao mundo que o Brasil é deficiente no quesito educação e consequentemente sem sua competitividade sustentável.

O Brasil está carente de uma reforma no sistema educacional, devemos nos apressar e se mexer ou seremos engolidos e tratados como sempre ...